
Procure uma boa luz para obter uma ótima imagem.
Esse é, obviamente, o maior aspecto da fotografia, por isso é o primeiro da lista. Não importa de onde você está tirando fotos, nem a câmera que está usando, a primeira coisa que você deve fazer é olhar à sua volta e de onde vem a luz natural. Pode ser de lâmpadas, ou uma janela, de um ventilador de teto ou mesmo apenas de sol direto. Depois de saber a direção e a qualidade dessa luz, você já estará no caminho de tirar fotos melhores.
Quando a luz vem principalmente de cima para baixo e não se difunde bem (como de uma “lata iluminada”), é possível obter círculos escuros ao redor dos olhos a partir de sombras provenientes das sobrancelhas da pessoa e de um rosto escuro geral. Às vezes, é difícil evitar, mas muitas vezes pode ser corrigido apenas com o motivo dando alguns passos para trás para colocar a luz mais à frente deles, ou mesmo para inclinar um pouco o rosto. Se essa é a única luz ao redor, usar o flash do telefone pode ser seu único recurso.
Outra coisa a se lembrar de evitar é o fato de o sujeito estar contra a luz. A menos que você esteja procurando algo artístico como uma silhueta, geralmente nunca deve tirar uma foto de pessoas de costas para a principal fonte de luz. Isso acaba com tantos detalhes no rosto que geralmente nem vale a pena tirar a foto! Quando estiver nessa situação, peça-lhes que olhem para a luz (ponha as suas costas para a luz!). É simples assim.
Não se esqueça da luz da janela. As duas sugestões acima são facilmente corrigidas colocando o sujeito de frente para uma janela (durante o dia, é claro), ou mesmo colocando a janela à esquerda ou à direita deles. Essa também é uma ótima maneira de obter fotos rápidas de comida ou qualquer outra coisa que você queira fotografar. Coloque o perto da janela, componha e dispare. Fácil.
Saiba quando não usar o flash.
A menos que não exista outra opção para luz, evite usar o flash do seu telefone. Mesmo com os telefones mais novos que têm flashes com balanceamento de cores que fazem um bom trabalho, usar a luz existente quase sempre é uma opção melhor. Deixo meu flash por padrão e só o ligo quando sei que vou precisar. Se você deixá-lo no modo Automático, é apenas uma questão de tempo até que apague quando você não quiser.

Uma selfie nem sempre é melhor.
Embora até uma criança de três anos provavelmente saiba o que é uma selfie hoje em dia, nem sempre é a melhor opção. Se ninguém mais estiver por perto, com certeza, estenda o braço e pegue uma selfie com a avó. Mas se alguém estiver por perto, não tenha medo de perguntar se eles podem tirar a foto. Parece mais natural e talvez pareça um pouco mais atemporal do que ver a metade superior do seu braço entrando na foto. Você também pode obter um tripé minúsculo no qual pode colocar o telefone.
Se você precisar tirar uma selfie, há maneiras de melhorar as fotos. Você pode usar um aplicativo de câmera com um timer, como Camera +, para tirar a foto sem precisar usar os dedos para pressionar o botão de disparo. Você também pode cortar um pouco para tirar o braço do click. E acima de tudo, não se esqueça de olhar para a luz ao seu redor!
Nunca use o zoom.
Aplicar zoom na maioria das câmeras de telefone celular não é o “zoom” que você imagina. Embora alguns telefones celulares tenham uma função de zoom óptico, a maioria não possui, e qualquer zoom incorporado é chamado de “zoom digital”. Nesses casos, não há lentes se movendo para dentro ajustando o campo de visão, em vez disso, a única coisa que é “zoom” é o software cortando a imagem para um tamanho menor. Você pode fazer isso sozinho mais tarde enquanto estiver editando as fotos para não perder uma resolução valiosa. Você pode precisar mais tarde!
Fique firme.
Mãos trêmulas são tão ruins para imagens de telefone celular (especialmente com pouca luz) quanto para câmeras maiores. Em caso de dúvida, tire várias fotos. Você pode usar o botão físico do obturador, se desejar, basta pressionar os botões de volume ou até os botões dos fones de ouvido (ou se preferir, usar o disparador através de Bluetooth) e ficará um pouco mais firme do que levantar o dedo para tocar na tela. Existem até alguns aplicativos de câmera, como o Camera +, que tiram a foto somente quando o telefone detecta que você está parado.
Não esqueça de focar.
Toque. Foque. Você também pode obter aplicativos de câmera que permitem focar manualmente, o que é realmente útil nos casos em que o foco automático simplesmente não consegue acertar.

Ajuste a exposição manualmente.
Isso é mais importante do que você imagina. A maioria das pessoas aponta o telefone para o assunto, toca para focar e pressiona o botão de disparo. Eles geralmente não pensam em ajustar a exposição de suas imagens no telefone. Assim como em uma câmera maior, a exposição é um dos elementos mais importantes para uma boa imagem. Geralmente é bem fácil. Não posso falar pelo Android, mas em um iPhone, depois que você toca e foca, basta deslizar para cima ou para baixo na imagem e ela ajusta a exposição de acordo. Não há histograma para ajudá-lo, e esperamos que o brilho da tela esteja definido corretamente, mas isso ajudará você a seguir na direção certa e a ter mais controle sobre suas imagens.
Experimente aplicativos de terceiros.
Os aplicativos de câmera embutidos nos telefones geralmente são bons, mas existem outros melhores por aí. Uso o Camera + no meu telefone quando quero usar um cronômetro, ajustar o balanço de brancos ou definir minha própria velocidade do obturador / ISO. Ele ainda possui um botão macro, e eu posso ajustar o foco manualmente. Uso o aplicativo de câmera embutido padrão para fotos rápidas, mas quando tenho mais tempo, outros aplicativos podem ser mais úteis.
Limpe essa lente!
Você pode pensar que isso é óbvio, mas realmente. Como você mantém suas lentes DSLR limpas, por que não as mantém na câmera que mantém no bolso ou na bolsa – lugares onde há muita sujeira, fiapos etc. – ainda mais limpos? Na realidade, um pouco de sujeira não vai prejudicar muito suas imagens, mas manchas de óleo ou acúmulo de fiapos podem. Basta verificar de vez em quando, ok?
Edite!
Existem vários aplicativos de edição de fotos que podem criar boas imagens com melhores imagens – Adobe Lightroom Mobile, Snapseed, VSCO etc. -, mas você também pode baixar e editar as imagens no seu computador para ter controle total (no Photoshop ou em outros programas de edição de fotos) . Alguns telefones chegam a gravar DNG ou algum outro formato bruto. Se o seu puder fazer isso e você não estiver usando esse recurso, pesquise a respeito.
Obviamente, existem mais maneiras de obter ótimas fotos do seu telefone. Mas, procurando luz e seguindo algumas dessas dicas simples, acho que você começará a ver suas imagens melhorar rapidamente. Embora as férias sejam uma época maravilhosa do ano, elas também podem ser desafiadoras – e a última coisa que você precisa fazer é lutar com seu telefone para obter boas fotos e capturar as memórias que você está fazendo com amigos e familiares. Se você tiver outras dicas, informe-nos!

1 comentário
Carla
19 de Setembro, 2020 at 7:36 pmAmei seu blog rsrs já estou seguindo 🙂